segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Estacionamento só para mulheres

"«Mulher ao volante, perigo constante»... Se achava que este ditado já caiu em desuso, desengane-se. Um centro comercial de São João da Madeira tem lugares de estacionamento próprios para mulheres. São mais largos do que os normais (mais um metro de largura) e chegam mesmo a ser maiores do que os espaço reservados para deficientes, que têm mais espaço para permitir o uso de cadeiras de rodas.
Num parque de 1400 lugares, estes quatro estacionamentos especiais encontram-se junto dos espaços reservados a grávidas e a mulheres com crianças, famílias numerosas e a cidadãos com deficiência e destacam-se por estarem pintados de cor de rosa.
Têm ainda a vantagem de estarem mais próximos da entrada do centro comercial, o que permite que as mulheres que optem por estes lugares tenham de andar menos: uma grande ajuda em caso de excesso de compras ou mesmo, no caso de idas ao shopping durante a noite, aumentar o nível de segurança, não obrigando a que as mulheres se desloquem sozinhas numa grande extensão de parque.
Apesar de o centro comercial 8ª Avenida ter aberto há pouco mais de um mês, estes lugares já estão a gerar polémica na blogosfera. Se alguns homens optam por comentários jocosos sobre a perícia das mulheres ao volante, a maioria dos bloggers, incluindo as mulheres, discorda da medida que consideram discriminatória.
Em declarações ao PortugalDiário, o responsável do centro comercial, José Duarte Glória, explicou que a cedência dos lugares de estacionamento para as mulheres é uma «gentileza» para com as clientes e não tem a ver com a capacidade das mulheres para conduzir ou estacionar. «Estes lugares estão perto da porta para permitir o melhor acesso aos estabelecimentos e o regresso com compras também é facilitado». É este também o motivo de os lugares serem mais largos: facilitar a colocação dos sacos no veículo.
«Queremos que os clientes se sintam bem no centro comercial», justifica e dá outro exemplo: «nas casas de banho das senhoras há prateleiras para as clientes pousarem as malas». "
in PortugalDiário
A justificação do responsável do centro comercial, tem o seu quê de "desenrascanso", não?

0 Pinokadas: