quinta-feira, 19 de março de 2009

Neste dia tão especial,

Felicito todos os pais e ofereço um grande abraço especialmente a todos aqueles que o querem ser e não lhes é permitido.

Este é um problema ao qual já aqui fiz referencia no ano passado e ao qual farei com o mesmo post em jeito de reivindicação enquanto a situação se mantiver.

7 Pinokadas:

Teté disse...

Bom dia do pai para ti! Como pai e filho, está claro!

Quanto ao post do ano passado, é certo que essas situações ainda se passam, mas a tendência não é essa: quando os meus cunhados se divorciaram (há 7 anos), cada um pediu a custódia das filhas de ambos, a tempo inteiro. E o tribunal acabou por decretar uma custódia conjunta - semana sim, semana não, com cada um.

A mãe estava um bocado "apavorada", porque um dos motivos que levou ao divórcio foi precisamente o descaso que ele dava a coisas "comezinhas", como o trabalho doméstico, tratar das filhas nem que fosse só para as ir levar ou buscar à escola, cozinhar então nem falar. Não estava em questão ele não gostar das filhas ou tratá-las mal: ele não sabia era como tratar delas! Facto é que de latas de atum para a frente e sandes de fiambre, as miúdas não morreram de fome e mais, adaptaram-se melhor do que toda a gente pensava a esse andar com "a casa às costas". Quer dizer, com o divórcio as miúdas ganharam um pai!

E para a minha cunhada também acabou por ser bom porque, a viver com outra pessoa, tinha tempo livre para sair e jantar fora de vez em quando, o que só aconteceria de 15 em 15 dias, se ficasse ela com a custódia.

Para rematar também te digo que há homens que NÃO querem a custódia dos filhos e mesmo essas visitas quinzenais, de vez em quando, não lhes dá jeito... :S

Garanto que conheço casos assim, mas a esses, lamento, não os reconheço como bons pais...

Beijocas e bom resto do dia para ti! :)*

O Pinoka disse...

Teté

A tendência é de facto para melhorar, mas muito lentamente.
Se há casos em que a situação até acaba mais ou menos bem, há outros que não é assim. Em boa parte, depende sempre do bom senso do pai e da mãe. Infelizmente conheço alguns casos negativos, um deles até envolveu chantagem. E se há homens que não querem a custódia dos filhos, também te posso garantir que há mulheres que o seu maior desejo é ficar com a custódia dos filhos apenas para atingir o pai fazendo-lhe a vida negra.

Obrigado pelas felicitações. :)
Beijocas

alfabeta disse...

Parabéns papá!

Em relação ao outro post, hoje em dia, já estão em pé de igualdade, não a 100%, porque diz-me tu, se os teus pais se tivessem separado quando eras miúdo, com quem terias querido ficar?

Mãe é sempre mãe, é claro que quando algumas são é umas cadelas, o pai desde que prove, fica com a guarda do filho.

Mas isto também é um assunto que dava pano para mangas.
Muitos homens não estão para deixar a sua vida de machões para ficar em casa a um fim de semana com os filhos, quando estão separados das mães e conheço pessoalmente casos desses, e lá têm elas que se aguentar, porque os meninos querem ir curtir.


Até nos animais, nunca se devem tirar as crias ás mães antes dos dois meses.

Agora, se me falares de mães que por serem estúpidas e pensarem só nelas, privam os filhos de estarem com os pais, isso já é outra coisa.

Se por hipótese eu me separasse do pai dos meus filhos, nunca iria privá-los de estarem com o pai, fosse em que altura fosse.

As crianças acima de tudo e uma mãe que faz isso, nem sabe o mal que faz ao próprio filho.

O Pinoka disse...

Alfabeta

Não, não estão em pé de igualdade. E tu própria sem te aperceberes contradizes-te.

Como podes afirmar a igualdade se utilizas a expressão neste caso, “mãe é sempre mãe” ou “o pai desde que prove que a mãe é uma cadela fica com a guarda do filho”, isto é partir em pé de igualdade? Não.
Acabas por me dar razão, a prioridade é sempre para a mãe o pai terá de provar sempre algo.
É verdade que, mãe é sempre mãe, mas pai também é sempre pai.
Acho de uma arrogância imensa a mulher na generalidade achar que gosta mais de um filho que o pai. É falso. Bons e maus pais existem nos dois progenitores.
Se é verdade que a mãe pode ter um sentimento diferente e inexplicável porque é dela que nasce o bebé, também isto pode ser posto imediatamente em causa tendo em conta as muitas mães que acabam de parir e matam as crias.
Os bebés são dependentes das mães por uma questão física e muitos, infelizmente, nem são amamentados pelo peito da mãe por uma questão de opção, porque esta não quer ficar com o peito deformado.
Existem milhões de bebés criados pelos avós e é neles que vem os pais. Será que aqui também se aplica a máxima, “mãe é sempre mãe”?
Beijocas

alfabeta disse...

A mulher não gosta mais de um filho que um pai, nunca disse isso.
Até no reino animal, com quem achas que os filhotes andam?
É a natureza!
Agora , se uma mãe, não for capaz de tomar conta do filho, acho bem que seja entregue ao pai, nem um bom pai, iria permitir que o filho fosse negligenciado pela mãe!

Estão em pé de igualdade, porque a lei permite que o filho fique com o pai, quando a mãe não tem possibilidades de ficar com ele.

Quantos pais se separam das mães e nunca mais ligam aos filhos? Imensos, são mais que as mães.
É da força da natureza qu7e um filho não seja separado da mãe, embora os dois tenham um papel importantíssimo no bem estar emocional da criança.

Disseste:

Os bebés são dependentes das mães por uma questão física e muitos, infelizmente, nem são amamentados pelo peito da mãe por uma questão de opção, porque esta não quer ficar com o peito deformado.

Não é só por uma questão de opção, há mães que não têm leite suficiente ou que não satisfaz o bebé.
Eu dei de mamar e não tenho o peito estragado.
Será que carregar um filho durante nove meses, também é uma questão de opção, será que podia ter sido o pai a ficar grávido?
Há pais que nem as mães acompanham ás consultas.
Uma coisa é falares por ti, outra é o geral.

Se o homem não conseguir mudar a fralda, porque mete nojo e cheira mal,( e conheço muitos) não muda, a mãe não tem essa opção, quer goste, quer não goste, que remédio.

Mãe é sempre mãe na realidade natural das coisas, claro que há excepções, como há pais extremosos, há mães que não prestam para nada.

Mas falo no geral.

O Pinoka disse...

Continuas a dizer:

“Se uma mãe, não for capaz de tomar conta do filho, acho bem que seja entregue ao pai”
“Estão em pé de igualdade, porque a lei permite que o filho fique com o pai, quando a mãe não tem possibilidades de ficar com ele”

Onde fica aqui a igualdade se só quando a mãe não pode é que o pai pode?

alfabeta disse...

A igualdade fica em que dantes nunca era dada a opção de o filho ficar com o pai.

Se uma mãe e um pai não forem capazes de tomar conta do filho, não é entregue a nenhum dos dois.

Acredita que as mães são mais, não sei como te explicar, faz a comparação com os teus pais, basta isso.

:)