sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Diário de um passageiro no comboio Lisboa-Sintra.

Problemas de circulação sanguínea, derrames e varizes, um flagelo que afecta uma grande parte dos jovens hoje em dia que circulam no metro e comboio.


Enquanto subia as escadas rolantes olhei para o relógio da estação, faltava menos de um minuto para o comboio partir do Rossio. Entretanto reparei que á minha frente com o passo quase tão acelerado como o meu seguia o revisor da CP, acalmei a respiração e pensei: “Vou conseguir apanhar. Por mim não esperavam, mas por ele…”. E de facto, assim que entramos no comboio, primeiro o revisor e logo de seguida eu, de imediato suou o aviso de fecho das portas.


È então que ao seguir o revisor pelo corredor da carruagem vejo a forma abrupta como ele apenas com um olhar de reprovação, acaba com a terapia de uma jovem com tão bom aspecto mas que infelizmente sofre de problemas de circulação sanguínea.

Só por esta patologia encontro justificação para viajarem constantemente com as patas onde os outros se sentam.


...


sábado, 21 de novembro de 2009

A questão do tom na escolha da palavra, fugindo ao racismo.


Hoje (20.11.09) em Cascais no Centro Cultural aconteceu um Concerto de solidariedade e angariação de fundos para a Associação SOS Racismo.


Útil e necessário, assim como a associação, de qualquer forma existem questões que aqui teimam em dar pouca importância e que pelos menos a mim com frequência me dão um nó no cérebro.



Como tratar e ser tratado por alguém de uma raça diferente da minha?



Se chamo “preto” – sou racista pela forma agressiva e directa como identifico alguém.
Se chamo “negro” – sou racista pela forma comprometida como me refiro a um "preto".
Se chamo “castanho” – sou racista pela forma sarcástica como me refiro a um "preto" que tenho que chamar "negro".
Se me chamam “branco” – tenho que ficar intimidado, porque quase de certeza que sou racista.
Se me chamam “claro” – como não faz sentido, se demonstro estranheza é porque quero ser chamado "branco" logo, sou racista, se acho piada é porque estou no gozo e então sou racista.
Se me chamam “creme” – tenho que ficar contente porque finalmente acertaram na minha cor, mas não posso demonstrar porque creme é mais claro que "castanho" e isso pode indiciar que sou racista.

Alguém me ajuda?

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bósnia e Herzegovina. Uma selva com bandeira.

Confesso que nunca tive muita fé no apuramento de Portugal para o Mundial com Carlos Queiroz á frente da selecção, mas a verdade é que conseguiu e por isso, Parabéns Professor.

Quanto ao jogo, não há muito a dizer. Não se podia esperar muito mais de um jogo numa horta.

Quanto aos bósnios, só me ocorre dizer o que coloquei no título.
...


terça-feira, 17 de novembro de 2009

Uma curiosidade para quem gosta especialmente de ser enganado.


Hoje (16.11.09) ao ver as manchetes do jornal Record, li na primeira página que a escolha de Carlos Carvalhal não foi muito bem aceite pela maioria dos adeptos do Sporting. Poderá ser até eventualmente verdade, mas eles baseiam-se para esta conclusão na blogosfera e num inquérito online do próprio jornal.
Ora tendo em conta que nos inquéritos online cada um vota as vezes que quer, e que pode ser qualquer adepto de qualquer clube a fazê-lo, admiro este profissionalismo com que se faz jornalismo.

Este assunto acabou por lembrar-me outro.

Não há muito tempo que tivemos uma grande polémica relativamente a empresas de sondagens e aos seus números relativamente á politica. A sua veracidade e fiabilidade foram postas em causa, a meu ver uma desconfiança perfeitamente aceitável, e passo a explicar porquê:

Á semelhança das sondagens para eleições legislativas, existem outras relativas a outros temas, mas nem para umas, nem para outras, fui alguma vez questionado pessoalmente ou por telefone. Mais, não conheço ninguém que tenha respondido a tais sondagens, excepto á boca das urnas nas autárquicas. Por tudo isto, não acredito em sondagens de opinião ou intenção.
È difícil que em tanta gente próxima de ti e em tantos anos de vida, com centenas de sondagens por ano, nenhuma te passe perto. No mínimo é estranho.

Relativamente á situação que referi no inicio do post, não é tão preocupante devido a tratar-se de futebol, inclusivamente parece-me que os próprios agentes que vão ludibriando a opinião publica com informações pouco fiáveis também sejam da mesma opinião que eu, afinal também não se preocupam muito com o facto dos elementos onde se baseiam para as noticias, serem colhidos e transmitidos ao publico de uma forma pouco profissional e grosseiramente falsificados á vista de todos. Paciência.
A quem agradar a mentira, que compre o jornal.

Já agora faço uma sondagem:
Algum de vocês respondeu ou conhece alguém que tenha sido inquirido numa sondagem para eleições?

Atenção, não vale dizer que sim se quem respondeu foi o amigo de um primo de um tipo que namora com a tua vizinha.

Mais um pormenor, acabei de ver o programa “Dia Seguinte” da SIC Noticias, e vocês acreditam que na sondagem que lá fizeram, que por acaso é paga por telefone, e que em princípio só os adeptos do clube em causa terão interesse em ligar, responderam assim?

Pergunta:
“Como avalia a contratação de Carlos Carvalhal pelo Sporting?”

Respostas:
Boa opção 60%
Má opção 40%

Vá meus amigos, amanhã corram outra vez a comprar a imprensa desportiva escrita.



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

E pronto, está resolvido.


Ricardo Sá Pinto como director desportivo e Carlos Carvalhal como treinador.


Gosto do Carlos Carvalhal, muito mais do que do André Villas Boas, até porque não conheço este de lado nenhum, ao menos o Carlos Carvalhal quando esteve no Leixões fez-nos a vida negra numas finais da Taça de Portugal e Supertaça, o que revelou um bom trabalho.


Por outro lado, acho a transferência do Sá Pinto para director desportivo oportuníssima, tendo em conta o sector onde os nossos adversários demonstram estar cada vez mais fortes. Era imperioso que o Sporting se reforçasse á altura.


Agora meus amigos, também já vamos dar luta nos túneis, local de eleição para determinados senhores do futebol resolverem desafios. E se duvidas houver, recordem o episódio com o Artur Jorge.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sporting já tem treinador!


Chama-se Paolo Bienti , é italiano, um completo desconhecido para o mundo do futebol e foi hoje ao final da tarde apresentado como treinador do Sporting. O novo treinador surpreendeu pelo seu fluente português, mas foi parco em palavras, prometeu trabalho, pediu tranquilidade aos sócios e jogadores, e ainda avisou que não gosta muito de jogadores sérvios nem pensa mudar o losango como esquema de jogo. Por seu lado José Eduardo Bettencourt realçou a dificuldade em encontrar um substituto à altura, mas acredita que este treinador italiano é o único capaz de preencher o vazio que tem no coração e que foi uma sorte encontrar alguém assim em tão pouco tempo.





Recebi por email a informação, desconheço a origem mas dou desde já o meu aval.








domingo, 8 de novembro de 2009

E agora,Minoria Barulhenta?


A ganhar 2-0 e acabar com um empate a 2-2, também é culpa do Paulo Bento?
Dirão: “ Era a equipa dele que estava a jogar.”
E eu digo : “ Era os jogadores que tinha em mãos.”

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Querem saber?




Ainda vamos ter muitas saudades.

Há muitos anos que não passava ninguém que tivesse ganho tantos troféus no futebol pelo Sporting em todo o seu percurso na instituição como Paulo Bento.

Mais,

não me lembro de ver uma alma que fosse, que defendesse o meu clube com tanta convicção como o Paulo Bento.

Chamassem-lhe o que quisessem, Paulo Bento criticou a arbitragem e outras instanciais quando sentia que a instituição que representou estava a ser prejudicada.

Foi a voz dos adeptos inconformados, como eu, com as injustiças de que o Sporting tem sido alvo anos e anos a fio.

Pois bem,

aos que incessantemente desejaram e fizeram com que ele saísse, agora que o conseguiram, metam dinheiro no clube para contratar um estrangeiro de nome como desejavam, ou limpem as mãos á parede pela merda que fizeram.


Felicidades, Paulo Bento.


...