sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A escumalha do costume.



Conheço muito bem Moura e arredores, incluindo Stº Aleixo da Restauração e Barrancos.

Tal como dizia a velhinha do anúncio na TV, “eu ainda sou do tempo…” , em que nas aldeias do Baixo Alentejo se dormia nas noites de Verão, com o postigo ou a porta da rua entreaberta, com o desejo que entrasse uma brisa em casa e tornasse mais ameno o ar escaldante que se respirava. Sou do tempo em que se fazia a pé, em Moura, qualquer percurso, de qualquer distância e a qualquer hora da noite. Sou do tempo, vejam bem, em que se conhecia apenas dois brasileiros em Moura. Um, era puto novo e tocava na banda do meu primo, o outro era jogador de futebol no Atlético de Moura.
Lembro-me de achar divertido ouvir ao vivo aquele sotaque a que estávamos habituados só na televisão. Mesmo em Lisboa não conhecia nenhum, nem sequer dentistas.
O que antigamente pela invulgaridade era engraçado e agradável, hoje não se suporta pelo excesso a que somos sujeitos. O progresso paga-se caro.

Ontem Moura e arredores foram notícia pelas piores razões.
Cinco brasileiros provocaram pânico e alvoroço na região cometendo crime atrás de crime. Após perseguição e tiroteio, a GNR lá conseguiu despachar um e agarrar outros dois, na minha opinião uma perda de tempo, tinham-nos despachado ali também e era um descanso, ainda assim dois dos pulhas conseguiram fugir. Faço figas para que se afoguem no Alqueva.


3 Pinokadas:

João António disse...

Assino por baixo Pinoka.
Aqule abraço

opolidor disse...

já não se pode ver uma telenovela descansado sem que partam a loiça...
abraço

Azul Diamante azul disse...

Pois, temos de ter "tolerância" com os Sexpistol. Este ano no verão vi cenas inimagináveis numa praia que frequento há anos. Um indivíduo roubou várias mochilas e fugiu.Os pescadores apanharam-no nas dunas. Adivinha a origem do cidadão? Na mesma praia três garotas, entre os 16 e 18 anos, foram perseguidas a caminho de casa por um automóvel que fez várias manobras perigosas para as fazer parar (em pleno dia)colocando as vidas delas em perigo. Adivinhas a origem dos "caras"? Isto em dia de semana.
Então??? eles não vêm para trabalhar? Que mais não seja são trabalhadores do rendimento mínimo garantido. Paga Pinoka e sê "tolerante". Ao que parece a criação do Caos interessa a alguns.
Pena que esse Caos não comece pelas famílias deles, mas com um pouco de "sorte" pode ser que lá chegue. Como se não bastasse a merda que por cá temos. Nada tenho contra os que trabalham e procuram o seu sustento de maneira honesta.Beijinho amigo