domingo, 21 de fevereiro de 2010

Mentol na política.

Tal como o mentol nos alivia e refresca as vias respiratórias, também Fernando Nobre alivia e areja o panorama político português.

O Dr. Fernando Nobre entre os candidatos, ou possíveis candidatos, que se perfilam para a presidência da república, tem a melhor qualidade: não é político nem está conotado com nenhum partido político.

Participou em diversas iniciativas de apoio a determinadas personalidades do panorama político-partidário, mas a sua variação de apoio a partidos foi de tal forma abrangente que consegue de facto convencer que se move por ideais e não por ideologias. È claro que este motivo juntando ao facto de não ser político e de lhe faltar a respectiva experiencia politica, aos olhos de muita gente, são razões mais que suficientes para não lhes cativar o voto. Ora, e eu pergunto: Então mas afinal não é isto que o povo deseja quando protesta por serem sempre os mesmos a dirigir o país?
Não é isto que todos desejamos, quando temos um candidato, que só é conhecido pela sua bondade pessoal, pelo seu profissionalismo, pelo sucesso em termos humanitários da instituição que fundou e preside, a AMI, e pelo prestigio a nível nacional e internacional que alcançou só com o seu trabalho e competência?
È.

Obviamente, para a concorrência politica rançosa e sedenta de poder que impera em Portugal, este candidato é um verdadeiro empecilho, só o curriculum do Dr. Fernando Nobre impõe respeito, e para a maioria do povo que tem sofrido na pele ao longo de anos e anos a fio a incompetência da experiencia politica portuguesa, este médico humilde que revela valores éticos muito acima da média, soa a messias e apesar da sua inexperiência politica tem uma experiencia diplomática internacional que faz sombra a muito estadista experiente, mas em casa, que lá fora pouco ou nada fizeram.

Considero, perfeitamente dispensável a experiência política de que tantos falam e que serve apenas para colocar o país no caos que está e para arranjar tachos aos boys e afilhados.
Já alguém reparou que vivemos uma crise financeira e poíitica sem precedentes e que foi criada exactamente pelos magníficos e experientes políticos que nos governam há 35 anos?
O Dr. Fernando Nobre tem um discurso simples e humilde, um discurso do povo para o povo, o meu discurso e das pessoas com quem convivo.
Não me interessa para presidente da república um hipócrita que lê discursos como poemas para que nos apaixonemos e depois não se distancia suficientemente de quem nos governa mal, ou em alternativa, alguém evidentemente calculista e que enquanto por um lado disfarça o amor ao capitalismo por outro tenta demonstrar uma postura intelectualmente recta e democrática, mas que para quem não tem memória curta, não chega para esquecer o apetite voraz que tem em utilizar policia de choque para demonstrar o que é ser democrata.

Se Manuel Alegre tinha partido o PS em dois, Fernando Nobre estilhaçou-o. E não só estilhaçou o PS como fez mossa no Bloco de Esquerda.

Para não variar, a sofreguidão dos bloquistas em se quererem evidenciar, entalou-os. Muitos desejariam agora voltar atrás e em vez de declarar apoio a Manuel Alegre, declarariam a Fernando Nobre. Agora é tarde.

Quanto ao PS, se arranjarem um outro candidato do interior do partido para apoiar, muito provavelmente desaparecem da corrida a Belém e terão um resultado ainda pior que o ultimo nas presidenciais.

Relativamente ao tão proclamado incentivo de Mário Soares a Fernando Nobre para se candidatar, acho que não faz sentido absolutamente nenhum. Mário Soares sabe perfeitamente que os dissabores que esta candidatura trará ao seu partido, provavelmente serão muito maiores que o gostinho pessoal que eventualmente teria em chatear Alegre.

Já o PSD e CDS-PP dão apoio ao actual presidente e estão tranquilos a gozar o prato. Apenas correm um maior risco de perder se, Cavaco Silva resolver não se candidatar ou, se o PCP resolver dar mais um nó em cima do que já está feito.

Confesso que para mim o ideal seria que o PCP resolvesse isto tudo, e fugindo um pouco ao sectarismo tradicional, apoiasse Fernando Nobre, no entanto, tendo em conta as ultimas considerações do Partido Comunista parece estarem muito longe deste cenário, e se assim for, na minha opinião, correm um serio risco de serem eles a ficar em ultimo lugar na corrida.

Na verdade ainda não entreguei a ninguém definitivamente o meu voto, ainda muito há-de acontecer até as eleições, ainda faltam aparecer prováveis candidatos tendo em conta a conjuntura, agora, o que garanto é que á partida com estes candidatos, Nobre já safou uma abstenção. A minha.



Vendo a imagem, não seria um orgulho ter este homem como representante máximo da nossa nação?

...

8 Pinokadas:

Teté disse...

Tenho imensa admiração por Fernando Nobre! O que não impede que ache algo estranha a sua candidatura...

Para já, é esperar para ver onde param as modas, que até às eleições logo se vê se não foi ideia de Soares a candidatura do médico... ;)

Anónimo disse...

Fernando Nobre é um Senhor. É um homem cujos valores toda a gente conhece.Não acredita em partidos, acredita em pessoas. Tem filhos, está preocupado com o rumo que leva o País e sabe que o futuro está em perigo e que é tempo de fazer alguma coisa.
Esperemos que muitas outras pessoas de bem e de valor, (aqueles que se preocupam em deixar um País melhor para os seus filhos) façam o mesmo e apareçam.
Portugal não precisa de políticos de carreira ( todos sabemos o que alguns são)precisa de Portugueses que amem esta terra e este povo.
Tens uma filha. Pensa nisso...

amor de uma mae disse...

tenho plena admiração pela sua bondade
mas não esquecer que por vezes as companhias não são as melhores
eu prefiro o ver naquilo que faz melhor
como essa própria fotografia o prova
a politica é para mentirosos e não para homens bons
boa semana

O Pinoka disse...

Teté

Em vez de estranha, diria antes, inesperada. Também aqui é positivo, revela que se preocupa com o país e que não é comodista, levantou-se e já arregaçou as mangas.
Se foi ideia do Soares não preocupa muito, como não é ele que vai a votos, óptimo.
Beijocas


Anónimo

Claro que penso, e é por isso mesmo que fiz o post.
Já agora, gostava muito que no lugar de anónimo estivesse um nome.


Amor de uma mãe

Mas é a politica que nos governa e decide a nossa vida, por isso, se for possível ter um homem bom na política lutarei para correr com os mentirosos.
Bjs

Anónimo disse...

Gostei do seu poste , sinceramente , não me preocupa a união das esquerdas porque nunca estiveram unidas , o que querem é criar mais um mito politico. Querem colar Nobre a Mário Soares, não penso que tal seja possível , mas tudo isto se esgrimirá brevemente . O que é preocupante é O ID , a causa Monárquica , a reinvindicá.lo . Não Acha que Nobre deveria esclarecer de imediato esta ligação.
Isto Incomoda-me.


cumprimentos

DRgomes

Carlos II disse...

Uma candidatura que vem desonrientar os partidos do sistema.

Parisiense disse...

Gostei do poste e concordo que precisamos de alguém que com humilçdade fale do que realmente interesa para este país.
Porque para conversa trocada, enganosa e egoísta já basta os politicos que temos.

Gostei de aqui vir.

:)

O Pinoka disse...

DRgomes

Tudo o que for para clarificar e melhor dar a conhecer a personalidade de Fernando Nobre, é bem vindo. No entanto, não valorizo tanto assim uma possível ligação ou simpatia que ele tenha com a monarquia, em bom rigor Nobre tem se relacionado com várias personalidades de vários quadrantes políticos e nem por isso parece ter alterado a sua forma de estar e de pensar, isto claro, tendo em conta as últimas declarações que fez tanto na apresentação da sua candidatura como na entrevista seguinte com Miguel Sousa Tavares. Ainda assim, existe sempre uma salvaguarda para quem tem medo de arriscar o voto em Nobre, qualquer presidente eleito estará sempre refém da Constituição e dos poucos poderes que esta lhe confere, não irá transformar Portugal em monarquia certamente.
Quanto ao poder muito limitado deste cargo, também sou crítico, acho que o presidente da república deveria ter muito mais poder, mas isto já são contas de outro rosário.
Abraço



Carlos II

Completamente. Já estava a fazer falta alguém que destabilizasse os partidos do sistema e o sistema dos partidos.


Parisiense

As expectativas começam a ficar altas, mesmo não conhecendo ainda os restantes candidatos, arrisco a dizer que ou é desta que se experimenta algo diferente na condução do país, ou vamos levar se calhar mais 35 anos em que dificilmente haverá outra candidatura tão independente politicamente e que colha tantas simpatias da esquerda á direita.
Obrigado pela visita
Volta sempre.