sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bullying. Estava eu á conversa com a minha Pinokinha...


Hoje de manhã lembrei-me de um post que aqui escrevi não há muito tempo acerca do Bullying.

Logo cedo antes de a minha Pinokinha começar a aula, fui falar com a professora.

Ontem, á hora do jantar enquanto a minha filhota relatava o dia de escola e as novidades, contou-me a mim e á mãe com um ar incomodado, que umas colegas de turma andavam a implicar com uma menina mais pequena do 1º ano, de salientar que as “espertalhonas” já estão no 4º ano, dá para ter uma noção da diferença.
Ao que ela me contou, parece que a menina do 1º ano além de naturalmente mais pequena tem também um problema no cabelo, motivo pelo qual é alvo de chacota, tendo as mais velhas chegado mesmo a fazê-la dançar para se rirem além de lhe chamarem nomes.

Revoltou-me. Pedi mais pormenores á Pinokinha e disse-lhe que iria falar hoje com a professora mesmo sem saber quem era a vítima, claro que a primeira reacção dela foi: “ Oh pai, mas se fores lá, vão dizer que sou queixinhas.”, descansei-a, mais ou menos, dizendo-lhe que não ia revelar os nomes que ela me tinha dito, mas que tinha de informar a professora e nem ficaria bem com a minha consciência se não o fizesse, expliquei-lhe porquê e espero que ela assim perceba e não perca a confiança em mim para que continue a contar-me tudo.

Tal como garanti á minha filha, falei com a professora e omiti os nomes, mas fiz questão de lhe dizer que sabia quem eram as alunas, ela que tentasse saber quem eram as artistas, ao que me respondeu com estupefacção que não tinha conhecimento de nada mas que ia averiguar o que se andava a passar. Disse-me ainda que ia conversar e perguntar á minha filha e eu pedi-lhe descrição para que os colegas não se apercebessem e não resultasse naquilo que ela já me tinha advertido, garantiu-me que assim o faria.

O mais curioso de tudo isto é que o fedelho (a minha filhota revelou-me quem era) que é líder neste tipo de parvoíces com mania de superioridade, é incomparavelmente mais pequena que os colegas de turma, tendo ela própria um aspecto físico que poderia ser perfeitamente motivo para humilhação.

Realmente é extraordinário, como é que um corpo pequenino tem tanta maldade.

Depois disto, vou espiolhar os desenvolvimentos, se não chegar, tentarei resolver de outra maneira bem mais séria.

PS – Pais, mais uma vez lembro, se souberem de alguma situação não sejam cúmplices. O Bullying pode matar.

2 Pinokadas:

João António disse...

E muito bem Pinoka ! A educação é uma tarefa árdua que tem as suas espinhas !
Abraço e bom fim de semana !

O Pinoka disse...

Olá João António,

e que espinhas!

Abraço e boa semana