quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Manuel Alegre, a esposa e a amante…


Alegre tem charme. É-lhe reconhecido em qualquer lado. Poeta, escritor, culto, bem-falante e educado, é vivido e afamado. Mas é homem.
O facto de ser homem, por si só não o desculpa, mas inegavelmente é uma fraqueza, e elas sabem-no.
Manuel tem dois amores. Melhor, talvez tenha um só amor e uma dúvida.
O amor de sempre, de toda uma vida, aquela que lhe proporciona estabilidade familiar onde é acolhido mesmo depois de ceder com fraqueza ao ataque feroz dos sentidos, quando sente a outra.
Alegre, sabe que quando regressa casa depois da traição, mesmo que traga ainda o leve odor da outra agarrado á pele, a de sempre o perdoa e finge não saber. Finge para que nada caia. Em casa todos fingem normalidade, que não há mais ninguém nem mais nada, que a outra não existe. Querem-no inteiro, ele é um dos pilares da casa, não insinuam sequer, só para não o perder.
Mas Manuel, tem o coração apertado. Enquanto a de sempre lhe dá afecto, amizade e estabilidade, a outra, mais nova, ousada e descabida, o tira do sério, quando o faz regressar ao passado e sentir o êxtase dos bons velhos tempos.
A outra, mesmo temendo que ele não largue a de sempre, tenta não pressionar, dá-lhe espaço, deixa-o decidir sem o consumir, com a esperança que ele fique definitivamente, quando chega sem avisar para mais um desejado encontro.
Alegre indeciso, com a cabeça às voltas e o coração aflito, enquanto a racionalidade e o sentimento se diluem, deseja não perder nenhuma, e tenta agradar as duas.
Insinua esperanças de “um dia talvez” á outra, e mantém-se fiel á de sempre, voltando a casa ainda que a horas tardias.
O que consola o espírito a Manuel, é o conhecimento profundo de que vale um milhão de votos e enquanto a de sempre se chamar, Ideologia do PS e a outra, Ideologia do BE, ele poderá contar com a
mesa num lado e a cama no outro.



...

7 Pinokadas:

amor de uma mae disse...

muito bom este post
parabéns
beijinhos e fica bem

Carlos II disse...

É a primeira vez que venho aqui.

O texto está realmente com sentido e está bem caracterizado com a personagem em questão.

Até breve

Teté disse...

Estava a ler isto e a pensar: "mas que falta de chá, estar a falar da vida conjugal e extra-conjugal do homem; já chegámos a Inglaterra, ou quê?!"

Pronto, mas afinal o desfecho era outro! :)))

Não concordo inteiramente, até porque o Nélinho é um verdadeiro socialista (ao contrário dos gajos do PS que passaram os últimos anos a "endireitar-se") acaba por permanecer onde o PS estava lá para os idos de 1974...

Mas o post tem piada! :D

Beijocas!

O Pinoka disse...

Amor de uma mãe

Obrigado.
Beijocas


Carlos II

Obrigado pela critica e pela visita.
Volta sempre.


Teté

Até pode ser socialista, mas o carácter parece que começa a escassear.
Depois deste apoio todo ao Sócrates, será que vai levar mais quatro anos a lamentar-se das politicas que o PS pratica e a dar novamente apoio a outros partidos?
Para mim, ou se é, ou não se é. Uma divergência ou outra, aceito perfeitamente que todas as pessoas tenham com os seus partidos de eleição, palhaçadas é que não.

Beijocas

ematejoca disse...

Concordo com o Carlos, o teu texto, Pinoca, está "realmente com sentido e está bem caracterizado com a personagem em questão."

Quem era a mulher do Manuel era fácil de saber, mas a amante é que fiquei em dúvidas. Pensando bem, só podia ser a BE!!! Com a idade já devia ter juízo, porque a amante ainda o pode engolir!!!

PS: Quando soube, que a Cristina Branco vinha cantar ao Festival de Outono em Düsseldorf já não havia bilhetes!!!

Alex disse...

5 Estrelas Pinoka, e o dedo na ferida.

O Pinoka disse...

Ematejoca

Eu acho que é pela idade que tem , que já lhe vai faltando algum.
Quanto á Cristina Branco, é bom sinal que tenha esgotado. Revela o sucesso dela.
Beijocas


Alex

Faço questão que o dedo leve sal.
Beijocas